A Alquimia teve seu início na Idade Média, tendo seu primeiro documento datado por volta do ano 650 d.C. E esse documento chamado de Tábua de Esmeralda serviu como base para outros estudiosos e ele foi escrito por Hermes Trismesgisto.
Hermes Trismesgisto foi um legislador egípcio, pastor e filósofo, que viveu na região de Ninus por volta de 1.330 a.C.
A alquimia é uma prática que combina elementos da:
▪Física
▪Medicina
▪Semiótica
▪Misticismo
▪Espiritualismo
▪Arte
▪Química
▪Antropologia
▪Astrologia
▪Filosofia
▪Metalurgia
▪Matemática
▪Poções
PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ALQUIMIA
- A transmutação de qualquer minério em ouro
- A obtenção do Eixir da Vida Eterna
- Criar a vida humana de forma artificial
- E garantir q a realeza sempre se mantenha rica
Esses 2 primeiros objetivos poderiam ser obtidos através da lendária e mistica Pedra Filosofal, criada pelo grande Bruxo Nicolau Flamel
Segundo os alquimistas a Pedra Filosofal era uma substância presente em qualquer parte da Universo, todavia, por conta de sua complexa composição, não havia sido encontrada ou, se encontrada, aqueles que a detinham ainda não teriam sido capazes de realizar estudos profundos sobre suas propriedades mágicas.
Com ela, o alquimista poderia transmutar qualquer "metal inferior" em ouro, como também transmutar seres do reino científico-biológico Animalia (reino animal) sem sacrificar algo que dê um valor considerável em troca. Com uma pedra filosofal, também seria possível obter o Elixir da Longa Vida, que permitiria prolongar a vida "indefinidamente".
Alquimistas do Mundo Bruxo
*Dzou Yen
*Nicolau Flamel (1327 - 1992)
*Paracelso (1493 - 1541)
*Alvo Dumbledore (1881 - 1997)
*Libatius Borage (possivelmente)
*Golpalott (possivelmente)
A Tabua de Esmeralda obtinha algumas citações, que se tornaram as Leis da Alquimia
Leis da Alquimia
(1) É verdade, certo e muito verdadeiro:
(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
(3) E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
(4) O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua nutridora;
(5) O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
(6) Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
(7) Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.
(8) Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.
(9) Desse modo obterás a glória do mundo.
(10) E se afastarão de ti todas as trevas.
(11) Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:
Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.
(12) Assim o mundo foi criado.
(13) Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
(14) Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal.
(15) O que eu disse da Obra Solar é completo.
O ápice da Alquimia ocorreu na época de Alexandre, o Grande, que deu força aos estudos dos alquimistas, pois ele queria encontrar a fonte da juventude e viver para sempre.
Para os trouxas, ideia da transformação de metais em ouro, acredita-se estar diretamente ligada a uma metáfora de mudança de consciência. A pedra seria a mente "ignorante" que é transformada em "ouro", ou seja, sabedoria. Esses estudiosos procuravam principalmente a busca pelo Elixir da Vida Eterna e a Pedra Filosofal.
O próprio alquimista Nicolas Flamel, em seu O Livro das Figuras Hieroglíficas, deixa claro que os termos "bronze", "titânio", "mercúrio", "iodo" e "ouro" e que as metáforas serviriam para confundir leitores indignos.
Quando o cristianismo começou a ganhar força, na idade média, a alquimia foi tratada como bruxaria e seus praticantes eram queimados nas fogueiras da Inquisição.
E, para piorar tudo, os alquimistas eram conhecidos por usarem enxofre, uma substância com um cheiro bem característico de ovo podre. Por isso era complicado para eles se esconderem, afinal seu cheiro lhes entregava.
Muitos acabaram sendo mortos e queimados graças a esse elemento, que, além de ter mal cheiro, era considerado coisa do Diabo pela Igreja. Nesse tópico podemos relacionar a bruxa Wendelin Esquisita que deixou-se ser queimada nada mais nada menos que 47 vezes sob diversos disfarces, ela usava um Feitiço para Congelar Chamas e depois fingia gritar de dor, enquanto sentia uma cocegazinha suave e prazerosa.
Os alquimistas tentavam acelerar esse processo em laboratório, por meio de experimentos com fogo, água, terra e ar (os quatro elementos), empenhados principalmente na descoberta de uma "pedra filosofal", capaz de transformar tudo em ouro. Eram vistos como pessoas de hábitos estranhos - por exemplo, passar horas e horas contemplando uma planta. Mas a simples observação da natureza parece tê-los feito perceber o que hoje reza a física quântica: tudo no universo está interligado.
Se houver demanda suficiente, Alquimia é uma disciplina opcional lecionada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para estudantes do sexto e sétimo anos.
O médico suíço Philippus Paracelsus (1493-1541), por exemplo, ficou famoso por curar as pessoas a partir dessa visão holística. Ele recorria a conceitos da alquimia, como o de que o sal, o mercúrio e o enxofre estão presentes em tudo o que existe, inclusive dentro do homem.
Hoje, a antroposofia, ciência espiritual que influencia diversas escolas do conhecimento, faz analogia entre os princípios alquímicos e as forças básicas atuantes na alma humana: o pensar (sal), o sentir (mercúrio) e o querer (enxofre).
No mundo mágico a alquimia é um ramo da magia e uma antiga ciência voltada para o estudo dos quatro elementos básicos, é, portanto, intimamente ligado com a fabricação de poções, química e transformação.
A alquimia também diz respeito à filosofia; literatura alquímica é dominada pela especulação mística e metafísica.
A menos conhecida ramo da Alquimia é a Espagíria.
Espagíria deriva do grego, Spao (separar/dividir) e Gerios(unir), é um ramo em que se assemelha à herbologia, pois busca extrair os elementos primordiais de qualquer planta, através da Quintessência (obtido através de 5 destilatações). Essa prática ficou mais conhecida por volta de 3.000 a.C na China.
Comentários