Olá a todos, hoje falaremos daquele personagem que consegue tacar fogo na caixa d’água, Pirraça, O Poltergeist. Mas antes de falarmos dele em si precisamos primeiro saber o que é um poltergeist, então...
Um Poltergeist (do alemão poltern (fazer barulho), e geist (fantasma)), é um tipo de evento paranormal que se manifesta em um ambiente no qual existem ocorrências físicas, tipo, chuva de pedras, movimentação, aparecimento e desaparecimento de objetos, sons, luzes, entre outras (Acho que para uma escola de feitiços tudo isso se encaixa). Além desses eventos podem ser exemplificados também, objetos surgindo ao lado de outros, como as chaves de seu carro junto a um livro no chão, sua escova de dentes junto a uma caneta, ou algum pertence seu junto a uma faca, todas essas coisas significam um Pressagio de Morte(os prof de adivinhação piram).
Um poltergeist é descrito pelo Ministério da Magia como um não-ser e é descrito como um "espírito indestrutível do caos". Eles assombram algum local específico (normalmente habitado por um grande número de adolescentes), tendo "surgido junto com o local" ou decidido habitá-lo a partir de algum momento.
O Pirraça
Pirraça é o poltergeist que habita Hogwarts, ele foi considerado "um dos mais notórios e problemáticos da história britânica". Diferente de outros poltergeists, Pirraça tem uma forma conhecida, que se assemelha à de um palhaço ou bobo da corte. Ele é detestado pelos alunos e funcionários da escola, principalmente por Argo Filch, o zelador. Os únicos indivíduos que Pirraça respeita são Alvo Dumbledore e o Barão Sangrento (E por certo período de tempo ele também auxiliava os gêmeos Weasley).
No ano de 1876, o zelador Rancorous Carpe tentou capturar Pirraça com uma armadilha e expulsá-lo de uma vez por todas de Hogwarts. O plano, no entanto, deu errado, e Pirraça acabou se apossando das armas que a armadilha continha, virando o jogo a seu favor. Pirraça utilizou as armas para causar o caos e ameaçar alunos de morte, o que obrigou os funcionários a evacuarem o castelo por três dias. A situação só voltou ao normal quando Pirraça chegou a um acordo com a então diretora, Eupraxia Mole, que lhe concedia alguns benefícios em troca dele parar com os ataques, incluindo nadar uma vez por semana no chão do banheiro masculino, escolher os pães duros da Cozinha de Hogwarts para jogar nos alunos, e um chapéu especialmente feito por Madame Bonhabille.
1991 a 1992
Pirraça foi um assunto de discussão entre os fantasmas de Hogwarts antes da festa de boas-vindas de 1991. Eles não concordavam se deveriam ou não permitir sua participação na festa. Enquanto o Frei Gorducho queria dar outra chance a Pirraça, Nick Quase-Sem-Cabeça não queria sequer que ele fosse considerado, pois ele teria feito o nome "fantasma" ser associado a coisas ruins.
Após a festa, Pirraça atormentou o monitor Percy Weasley enquanto ele levava os primeiranistas para a Torre da Grifinória. Pirraça tacou bengalas em Percy, ignorou a ameaça do monitor de contar o incidente ao Barão Sangrento e continuou tacando bengalas, dessa vez também em Neville Longbottom. Pirraça escreveu palavras rudes numa lousa quando a Professora McGonagall contou a Harry Potter que ele se tornaria o apanhador naquele ano.
Numa noite em que Harry Potter, Neville Longbottom, Rony Weasley e Hermione Granger estavam vagando pela escola após o toque de recolher, ele os provocou e gritou sobre sua presença para Filch.
Quando Harry, Rony e Hermione vagavam pelo terceiro andar à noite para chegar ao Corredor Proibido, escondidos por baixo da capa de invisibilidade de Harry, Harry imitou a voz do Barão Sangrento para afastar Pirraça do local.
1992 a 1993
No outono de 1992, Pirraça caiu sobre um armário no escritório de Filch, fazendo um grande barulho e, consequentemente, salvando Harry da punição que ele estava prestes a sofrer.
Certo dia, ele apareceu num corredor onde viu Harry do lado das duas novas vítimas do basilisco: Justino Finch-Fletchley e Nick Quase-Sem-Cabeça. Ele gritou bem alto sobre o incidente, alertando os funcionários e alunos de Hogwarts. Para provocar Harry, ele cantou uma canção sobre os alunos que achavam que ele era o responsável pelos ataques. Depois de um tempo, começou até a dançar junto com essa música.
1993 a 1994
Em 1993, Pirraça apareceu antes de uma aula de Defesa Contra as Artes das Trevas do Professor Remo Lupin enquanto os alunos entravam na sala. Ele colocou um chiclete numa fechadura e ficou falando coisas provocativas a Lupin. Após Pirraça rejeitar seu pedido de retirar o chiclete, o professor usou o feitiço Waddiwasi, que atirou o chiclete ao nariz de Pirraça.
No dia 31 de outubro, Pirraça informou ao diretor, Dumbledore, a localização da Mulher Gorda após seu quadro ter sido atacado. Ele também informou que o atacante tinha sido Sirius Black. Às quatro e meia da manhã, ele acordou Harry Potter assoprando em seu ouvido e o lembrou de que o jogo de quadribol da Grifinória contra a Lufa-Lufa seria esse dia (às vezes esse coiso passa dos limites). Pelo que aparecia no Mapa do Maroto, Pirraça se divertia se locomovendo rápido ao redor dos troféus na sala de troféus.
1994 a 1995
Na festa de boas-vindas de 1994, ele derrubou balões de água nos estudantes. Nick-Quase-Sem-Cabeça afirmou que Pirraça estava com raiva da decisão do Conselho dos Fantasmas de que ele não poderia participar da festa e por isso decidiu fazer bagunça nas cozinhas do castelo, aterrorizando os elfos-domésticos que lá trabalhavam.
Enquanto Harry praticava o Feitiço Convocatório com Hermione, Pirraça apareceu e começou a atirar cadeiras pela sala, afirmando que Harry queria que jogassem coisas nele.
Durante a época do Baile de Inverno, Pirraça se escondia frequentemente numa armadura e cantava canções rudes. Ele também foi acusado de roubar o ovo dourado de Harry a certo ponto.
1995 a 1996
Pirraça estava na sala de aula onde Harry, Rony, Hermione conversaram com Sirius sobre a formação da Armada de Dumbledore. Ele tacou pelotas de tinta neles e em outros alunos (como a Kátia Bell) e acabou esvaziando a garrafa de tinta. Durante a tentativa de Dolores Umbridge de controlar a escola, Pirraça mostrou empatia e respeito para com Fred e Jorge durante a fuga dos dois.
Após a ida dos gêmeos, Pirraça continuou a fazer ainda mais bagunça. Fez malabarismos com tochas acesas perto dos estudantes, despejou um saco com tarântulas no Grande Salão e continuou destruindo propriedade escolar. Aparentemente, esteve num bom relacionamento com a Professora McGonagall durante esse período porque até ela detestava Umbridge(Não a culpo). Ela inclusive disse que ele estava desparafusando o lustre para o lado errado e emprestou sua bengala para ele bater em Umbridge quando ela fugiu da escola.
1996 a 1997
Quando Harry pediu para Luna Lovegood ir à festa do Professor Slughorn, Pirraça, que escutara a conversa, começou a cantar uma canção sobre a situação. Pouco após as aulas de Aparatação, Pirraça bloqueou a passagem para a Torre da Grifinória e só permitiu a passagem para quem ateasse fogo às próprias roupas íntimas. Neville Longbottom foi o único que caiu nessa pegadinha.
Em 1996, Pirraça atiçou uma briga entre Monstro e Dobby na Ala Hospitalar. Ele só parou quando Harry usou o feitiço Langlock para colar sua língua no seu palato (“céu da boca”).
Em abril de 1997, após comparecer ao funeral do Aragogue e obter uma memória importante do Professor Slughorn, Harry sentiu que os efeitos do Felix Felicis estava diminuindo enquanto ele voltava ao castelo. Ele encontrou Pirraça, mas conseguiu escapar da detenção usando um atalho. Não se sabe se Pirraça compareceu ao funeral de Dumbledore.
Batalha de Hogwarts
Durante a Batalha de Hogwarts em 1998, a Professora McGonagall persuadiu Filch a convidar Pirraça para participar da defesa do castelo. Pirraça mostrou que, apesar de seu apreço pelo caos, era leal à escola, e participou voluntariamente da batalha, causando confusão entre os comensais da morte. Após o fim da batalha, ele cantou uma canção de vitória (O Pirraça poderia ser considerado um bardo? Já que ele adorava cantar).
Curiosidades
• Pirraça jamais apareceu nos filmes de Harry Potter, porém apareceu nos três primeiros jogos da série. Era para ele aparecer no primeiro filme, tendo-se inclusive contratado um ator para interpretá-lo, mas foi decidido cortá-lo da versão final.
• Pirraça parece respeitar apenas Dumbledore e Barão Sangrento, pois teme o segundo.
• Ele gostava dos gêmeos Weasley, porque eles eram alegres e adoravam pregar peças nos outros assim como ele.
• Foi dito que Dumbledore não poderia expulsar Pirraça de Hogwarts, pois ele já fazia parte da escola e por ele ter mais poderes do que se imagina, sendo muito superior a outros poltergeists.
• Pirraça não é mal; ele só gosta de incomodar e dar boas risadas.
• Argo Filch odeia Pirraça pelo fato de que tudo que ele apronta é Filch que deve arrumar.
Por: Tio do Café
Comments